segunda-feira, 10 de maio de 2010

recicle FCDL/SC

Recicla CDL



Recicla CDL: Programa de educação ambiental desenvolvido pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas catarinenses faz parcerias para coleta e destinação final de resíduos

Já existe em Santa Catarina uma iniciativa de educação ambiental que por meio de parcerias com as Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado e empresas/entidades conveniadas está contribuindo para orientar a população e ao mesmo tempo oferecer locais para coleta dos resíduos. O nome do programa, que iniciou em 2010, é o RECICLA CDL.

Desenvolvida pela FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina) e CDLs (Câmaras de Diiigentes Lojistas), com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), e participação de demais parceiros, a campanha RECICLA CDL é uma iniciativa que visa conscientizar toda a sociedade para a importância da coleta seletiva e da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado, dentre outras imprescindíveis ações.

As Câmara de Dirigentes Lojistas estarão incentivando durante o período de realização da campanha a reciclagem de diversos materiais e ao mesmo tempo contribuindo para prestar informações e orientações sobre este tema que afeta todos os cidadãos. No estado de Santa Catarina existem 172 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) que por sua vez somadas representam cerca de 30 mil associados. A capilaridade das CDLs e sua atuação nos municípios serão fundamentais para a obtenção dos resultados da campanha.

Por intermédio do programa estão sendo divulgadas ações ecológicas, como, por exemplo, a necessidade de economizar luz e água e de se evitar o desperdício. Da mesma forma, será incentivada a coleta seletiva de lixo e a destinação correta de baterias, pilhas, celulares computadores, acessórios, equipamentos de informática e resíduos de materiais de construção, dentre outros itens.
Ações práticas

Num primeiro momento, a partir do dia 18 de janeiro de 2010, com o lançamento que contou com entrevista do presidente da FCDL/SC (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), Sergio Alexandre Medeiros, no telejornal Bom Dia Santa Catarina, http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=95879&channel=47 exibido pela RBS TV, foram veiculados vídeos institucionais) na televisão chamando a atenção e informando sobre o descarte correto de celulares, lâmpadas e resíduos de construção. Começou-se então uma mobilização, para a população exercitar no dia-a-dia a condição indispensável da reciclagem a fim de termos um planeta melhor para todos viverem.

Na segunda fase da atividade estão sendo formadas parcerias visando a coleta de resíduos para posterior destinação final. As CDLs, por sua iniciativa e interesse, poderão nesse momento instalar postos de coletas ou firmar parcerias também em suas cidades para o recolhimento dos materiais que posteriormente serão enviados para empresas especializadas em reciclagem conveniadas com a FCDL/SC.

As CDLs tem à disposição material de apoio, tais como folders, adesivos, cartazes e jingles, dentre outros recursos, para auxiliar na divulgação da campanha junto à coletividade.

A primeira parceria firmada no RECICLA CDL foi com a empresa Compuciclado Reciclagem Ltda, que está sediada em Florianópolis (SC) e prevê a coleta e reciclagem dos seguintes produtos:

Computadores: CPU; Monitores; Mouses; Teclados; Impressoras; Placas eletrônicas; Processadores; Nobreak; Estabilizadores;Telefones Celulares;Baterias de celulares.
Cabe às CDLs:

Mais do que um programa que visa uma mudança de hábito, o RECICLA CDL é um esforço coletivo para a conscientização de que devemos priorizar a destinação correta de resíduos e incentivar a reciclagem, pois estas atitudes ajudam a preservar a natureza.

Finalmente, acreditamos que o programa RECICLA CDL é uma oportuna pauta para ser trabalhada como matéria pela mídia, pois contribui para a conscientização, para a educação ambiental e, principalmente, trata-se de uma ação prática de coleta e destinação de resíduos, ajudando a solucionar um problema histórico para a população.
a) identificar em suas cidades, empresas, associações (de catadores por exemplo), entre outros, que se disponham a coletar e armazenar os produtos acima, informando-nos, através do email relacionamento@fcdl-sc.org.br, dados de contato (pessoas, fones, emails, etc);
b) após essa informação, a empresa Compuciclado fará contato com os interessados, a fim de estabelecer contrato e roteiro de coletas (os interessados serão remunerados pelo serviço,conforme tabela pré-estabelecida em contrato);
c) uma vez estabelecida a parceria, encaminharemos às CDLs, para distribuição, material de apoio (tais como folders, adesivos, cartazes, jingles, etc). Esta fase prevê o envolvimento dos lojistas, colocando, a seu critério, à disposição dos consumidores, pontos de coleta, para alguns e/ou de todos os objetos, para que possam ser recolhidos pela(s) empresa(s) credenciada(s) em sua cidade.
Repercussão da campanha "Recicla CDL"
A campanha RECICLA CDL teve ampla repercussão na mídia e contou com qualificadas inserções em portais ambientais, do terceiro setor e de economia e negócios

Portal Ecodesenvolvimento:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/campanha-de-lojistas-catarinenses-busca

Agenda Sustentável:
http://www.agendasustentavel.com.br/artigo.aspx?id=3406

Blog Voluntários em Ação:
http://www.voluntariosemacao.org.br/blog/voluntariado-ambiental/reciclagem-de-lixo-lojistas-catarinenses-mobilizam-se-para-conscientizar

Portal da Sustentabilidade:
http://www.sustentabilidade.org.br/info_det.asp?codigo=549

Blog Urgent Planet:
http://www.urgentplanet.com.br/blog/?p=1362

Portal da Sustentabilidade:
http://www.sustentabilidade.org.br/info_det.asp?codigo=549

Portal Varejista:
http://www.varejista.com.br/noticias/332/reciclagem-de-lixo-lojistas-catarinenses-mobilizam-se-para-conscientizar-a-populacao

FloripAmanhã:
http://floripamanha.org/2010/02/reciclagem-de-lixo-lojistas-catarinenses-mobilizam-se-para-conscientizar-a-populacao/

Entrevista Rede Acaert – presidente Sergio Medeiros

Jornal Notícias do Dia Florianópolis – 22/02

Jornal Cruzeiro do Vale:
http://www.adjorisc.com.br/jornais/cruzeirodovale/impressa/geral/campanha-vai-incentivar-aumento-da-reciclagem-1.141501

Portal Alshop:
http://www.alshop.com.br/noticias.asp?ID_SHOW=239

Portal Revista Making Of:
http://www.revistamakingof.com.br/22,18876-reciclagem-de-lixo-lojistas-catarinenses-mobilizam.htm

Portal da Ilha:
http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=4840

Portal Revista Floripa:
http://www.revistafloripa.com.br/reciclagem-de-lixo-lojistas-catarinenses-mobilizam-se-para-conscientizar-a-populacao/

Portal de Olho na Ilha:
http://deolhonailha.com.br/florianopolis/noticias/noticia.php?id=6569

Portal Press Floripa:
http://www.pressfloripa.com.br/noticias_leitor.php?not_id=3371

Portal Acontecendo Aqui:
http://www.acontecendoaqui.com.br/

Portal Adjori/SC:
http://www.adjorisc.com.br/noticias/index.phtml?id_conteudo=248976&id_secao=12

Portal Revista Portuária:
http://www.revistaportuaria.com.br/site/?home=noticias&n=zTqSq&t=reciclagem-lixo-lojistas-catarinenses-mobilizam-para-conscientizar-populaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário