segunda-feira, 10 de maio de 2010

informação publica

Redes Sociais de Desenvolvimento Comunitário
Uma forma estratégica de transformação social é a articulação de redes intersetoriais de desenvolvimento comunitário, representantes do setor privado, do setor público e de organizações da sociedade civil.


O IDIS acredita que a gestão local dos recursos privados para fins públicos pode ser melhorada se os atores da comunidade se organizarem em redes sociais e se os talentos e recursos locais forem aproveitados para atender às demandas sociais da comunidade, promovendo assim o desenvolvimento comunitário.


O que é Desenvolvimento Comunitário?

“O desenvolvimento comunitário acontece quando há desenvolvimento de capital humano, ou seja, fomento ao protagonismo da comunidade e aumento do capital social – capacidade de articulação dos atores e organizações dos três setores.”
Célia Schlithler


O que são Redes Sociais de Desenvolvimento Comunitário?

“As Redes Sociais de Desenvolvimento Comunitário são uma forma de organização pautada pela ética, com estrutura horizontal, orgânica e autônoma, na qual a participação é incentivada, a diversidade é valorizada e o protagonismo é desenvolvido.

Os objetivos são definidos a partir de um diagnóstico elaborado coletivamente e os projetos são construídos por meio da ação voluntária e comprometida de seus integrantes.

São redes intersetoriais, que congregam Organizações da Sociedade Civil (ONGs e entidades sociais), empresas socialmente responsáveis, organizações sociais de origem empresarial (institutos e fundações), órgãos do setor público e profissionais independentes.”
Célia Schlithler


De modo geral, o IDIS entende por projetos de desenvolvimento comunitário aqueles que:

* Articulam em rede representantes dos três setores;
* Potencializam os talentos e recursos locais;
* Capacitam pessoas para o papel de agentes de desenvolvimento social;
* Viabilizam a construção de um projeto comunitário coletivo, que inclui:

- definição do foco;

- identificação de demandas da comunidade;

- diagnóstico dos ativos (talentos e recursos) comunitários para atender às demandas;

- planejamento estratégico para definição de objetivos e elaboração de projetos;

- estratégias de gestão, monitoramento e avaliação dos projetos;

- geração de modelos de Investimento Social Privado na Comunidade.



O IDIS constantemente busca novos apoiadores para levar sua metodologia a outras comunidades. Saiba mais sobre o serviço de assessoria na elaboração e implantação de Redes Sociais, sobre o serviço de assessoria na elaboração e implantação de Projetos de Investimento Social na Comunidade, e seja também um apoiador desta iniciativa! Entre em contato pelo telefone (11) 3044-4686.

Nenhum comentário:

Postar um comentário