segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Obras do Sistema de Macrodrenagem Urbana de Biguaçu iniciam hoje

Obras do Sistema de Macrodrenagem Urbana de Biguaçu iniciam hoje
11 de janeiro de 2012
Florianópolis (11/1/2012) - Começam nesta quarta-feira (11), às 18h30, as obras do Sistema de Macrodrenagem Urbana da cidade de Biguaçu. A assinatura da ordem de serviço entre a prefeitura, administrada por José Castelo Deschamps, e a empresa Sul Catarinense, contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. O contrato atinge o montante de R$ 34,5 milhões para a execução de um conjunto de obras e investimentos para evitar enchentes no município. “Os recursos para a realização das obras são federais, mas o trabalho rápido da Fatma para a análise dos estudos e a liberação das licenças ambientais, foram muito importantes”, destaca a superintendente de engenharia da prefeitura, Ge Amorim.

Segundo Ge Amorim, a parceria com o Estado foi imprescindível. “Em dezembro último, a Comissão Central de Licenciamento Ambiental da Fatma aprovou a emissão das autorizações de supressão de vegetação e a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que permitiram o imediato início das obras."

O presidente em exercício da Fundação do Meio Ambiente - Fatma, Heriberto Hülse Neto, reforça o empenho da equipe dos técnicos do órgão ambiental: “O presidente Murilo Flores vem liderando o esforço de todos nós para fazer com que a Fatma cumpra com competência a premissa do governador Raimundo Colombo, de preservar os recursos naturais em benefício das pessoas, ou seja, compatibilizando a ecologia com o crescimento econômico estabelecido em bases sustentáveis.”

As obras prevêem a execução de galerias fechadas e abertas nas quatro maiores bacias da zona urbana e em nove bairros, para canalizar o excesso de água das chuvas de diversos pontos da cidade para o rio Biguaçu e para a praia do João Rosa. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de dois anos.

Para a elaboração dos projetos foram realizados estudos hidrológicos históricos para a obtenção das vazões. O tempo de recorrência adotado para o projeto foi de 25 anos. As obras atingirão os bairros de Vendaval, Boa Vista, Universitário, Centro, Praia João Rosa, Rio Caveiras, Fundos, Jardim Janaina e Marcos Antonio, que compõem a área mais urbanizada do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário