quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dois novos Centros de Referência de Assistência Social serão inaugurados em São José

Dois novos Centros de Referência de Assistência Social serão inaugurados em São José

A inauguração do CRAS do bairro Forquilhinha será nesta quarta-feira às 19h30, a unidade fica localizada na rua Pedro Álvares Cabral

img Martha Ramos
@MarthaRamos_ND
São José
Marcelo Bittencourt/ND
Unidade de Forquilhinha será inaugurada nesta quarta-feira
Neste mês dois novos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) serão inaugurados em São José, que já possui outras duas unidades de atendimento de assistência social. A inauguração do CRAS do bairro Forquilhinha será nesta quarta-feira (25) às 19h30, a unidade fica localizada na rua Pedro Álvares Cabral. Já a inauguração da unidade do bairro Jardim Zanelatto será na sexta-feira (27) às 19h30, na rua das Gaivotas.
Outras duas unidades já funcionam no município, uma no bairro Colônia Santana e outra no bairro Areias. No primeiro, cerca de 300 famílias são atendidas e nos segundo 800. Nas novas unidades, a expectativa da secretaria de Assistência Social é que 1.500 famílias recebam atendimento no Jardim Zanelatto e 1.000 em Forquilhinha. De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social, Rui da Luz, o investimento para cada Centro de Referência foi de R$ 30 mil para reformas em prédios comunitários, onde agora serão feitos os atendimentos às famílias.
Os Centros de Referência tem como objetivo oferecer serviços para as famílias em situação de vulnerabilidade social. As equipes de trabalho são formadas por psicólogos e assistentes sociais que dão assistências à comunidade fazendo, por exemplo, o cadastro para receber o Bolsa Família, além de oferecer cursos de capacitação para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 18h.
Escolha dos bairros
A escolha dos bairros Forquilhinha e Jardim Zanelatto para a construção dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) não foi por acaso, como explica o secretário adjunto, Rui da Luz. “Antes essas unidades funcionavam nos centros das cidades, e acabavam não atendendo o conjunto de pessoas que necessitam de assistência social, por isso, agora existem as unidades nos bairros”, explicou Luz.
Ele acrescenta que nos dois bairros onde serão lançados os CRAS, existe uma ausência de atendimento à comunidade e uma demanda muito grande de pessoas que precisam desse serviço. “Nesses locais será desenvolvido Programa de Saúde da Família, e nossas equipes farão principalmente um trabalho preventivo, indo direto nas casas para conversar com as pessoas que precisam dessa assistência”.

Serviço:
CRAS Forquilhinha

Endereço: rua Pedro Álvares Cabral, 580, Forquilhinha

Telefone: (48) 3247 3483

CRAS Jardim Zanelatto

Endereço: rua das Gaivotas, próximo ao Centro de saúde, Jardim Zanelatto

Telefone: (48) 3343-9175

Serviços oferecidos:
Cadastro do Bolsa Família;
Emissão de documentos;
Orientação sobre os direitos do cidadão (INSS);
Formação e capacitação para o mercado de trabalho e
Oficinas de convivência
Publicado em 24/01-23:12 por: Martha Ramos.
Atualizado em 25/01-13:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário