domingo, 4 de setembro de 2011

Transferência de 15 linhas de ônibus para o Terminal Cidade de Florianópolis não funciona

Secretário municipal de Transportes acusa empresas de boicote; Biguaçu nega e pede estrutura

Nenhuma das 15 linhas intermunicipais de ônibus que deveriam começar a operar no Terminal Cidade de Florianópolis a partir deste sábado respeitou a determinação da prefeitura da Capital, que faz parte de um processo revitalização da região central. Os veículos continuaram realizando embarque e desembarque de passageiros no Terminal Integrado do Centro (Ticen). As 15 linhas executivas municipais incluídas na mudança obedeceram à orientação de mudança.

Como as alterações haviam sido divulgadas pela prefeitura, inclusive com a distribuição de panfletos, passageiros foram ao Terminal Cidade de Florianópolis em vão e tiveram de seguir para o Ticen. Foi o que aconteceu com a aposentada Vera Lúcia Salles, de 58 anos, que foi ao Centro fazer compras e precisou pegar o ônibus Flor de Nápolis na volta.

— O fiscal me disse que nem sabe se vai para lá. Mas tinham anunciado que iria.

O vice-prefeito e secretário municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes, que estava no Cidade de Florianópolis no sábado de manhã, não soube informar qual orientação deveria ser passada aos usuários, já que dependia da posição das empresas Biguaçu e Santa Teresinha, que acusou de boicote.

— Existem interesses econômicos se sobrepondo ao conforto dos usuários.

O fiscal de tráfego da Biguaçu, Jair João Cantalice, negou que isso esteja acontecendo e afirmou que a razão para o descumprimento da regra é a "injustiça com os usuários".

— Vamos perder de 15 a 20 minutos para chegar até a ponte, sendo que já temos dificuldade em cumprir os horários por causa do trânsito. Além disso, tem a estrutura do local, que não é adequada. Se tiver cercas, banheiros nas plataformas, câmeras de vigilância e seguranças, voltamos. Mas, por agora, só vamos voltar se o Ministério Público determinar.

De acordo com Nunes, "não há condições de se fazer tudo no momento", mas a partir desta semana, o banheiro administrado pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) deixará de ser cobrado. Os comerciantes da região vão se responsabilizar pela compra de materiais para os sanitários.

Nenhum representante oficial da Santa Teresinha foi encontrado para dar as suas explicações. O secretário afirmou que todos os ônibus que entrarem no Ticen sem poder vão gerar uma multa para a empresa da qual fazem parte, mas não soube dizer o valor das penalidades.

— Mas é "x" para o primeiro veículo, "x+20%" para o segundo e assim vai.

Na terça-feira, uma audiência deve ser realizada pelo Ministério Público Estadual para tratar do assunto.

Linhas que deveriam ter mudado e não mudaram
Santa Teresinha - Flor de Nápolis, Sertão do Maruim, São Pedro de Alcântara, Univali, Univali Expressa e Colônia Santana
Biguaçu - José Nitro, José Nitro Expressa, Jardim das Acácias, Bom Viver, Bom Viver Expressa, Jardim Janaína, Jardim Janaína Expressa, Dona Adélia e Dona Adélia Expressa
Linhas executivas que mudaram
Canasvieiras - Canasvieiras (1120), Jurerê (1123), Ingleses (1121), Rio Vermelho (1125), Praia Brava (1122) e Costa do Moçambique (1128)
Emflotur - Emflotur (7220)
Estrela - Abraão (6220), Bom Abrigo (6221) e Campinas VIP
Insular - Campeche (ED4122), Pântano do Sul (ED4120), Ribeirão da Ilha (4123), Aeroporto (6120), Caieira da Barra do Sul (4124)
DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário