domingo, 4 de setembro de 2011

Em meio a protestos, Terminal Cidade de Florianópolis passa a abrigar todo o transporte executivo

Em meio a protestos, Terminal Cidade de Florianópolis passa a abrigar todo o transporte executivo

Transferência de 15 linhas intermunicipais e de 19 executivas ocorre neste sábado(3)

Aline Rebequi
@aline_ND
Florianópolis
A partir de sábado (3), o Ticif (Terminal Cidade de Florianópolis) passa a abrigar mais 15 linhas intermunicipais, que estavam no Ticen (Terminal de Integração do Centro), e todo o transporte executivo municipal. Como em um cabo de guerra, onde um competidor só ganha se derrubar o outro, a véspera da mudança foi marcada por protestos. De um lado os comerciantes, que precisam de clientes para fomentar os negócios.  Do outro estão os usuários das linhas, que se sentem prejudicados com a mudança.
Na tarde dessa sexta-feira (2), enquanto os comerciantes se reuniam para discutir como seria a recepção das mais de 10 mil pessoas que passarão a circular no Ticif, um grupo de usuários do bairro Serraria, de São José, na Grande Florianópolis, protestavam munidos de cartazes e apitos no Ticen contra a mudança planejada pela Secretaria de Transportes e Terminais da Capital.
Para um dos representantes do grupo, Adelar José Dias, os usuários das linhas serão prejudicados por três motivos. “Lá não há segurança, não há cercamento e é longe do Ticen para embargar em outro ônibus”, resume.
Com opinião oposta, os mais de cem comerciantes do local, acreditam que com a transferência haverá segurança no Ticif, ocorrerá uma revitalização humana na região e os espaços públicos ociosos passarão a ser ocupados. “Muita gente já perdeu o emprego aqui por falta de movimento. Com mais clientes, é possível até gerar mais vagas no comércio”, diz Antônio Carlos Wiezorkoski, empresário da região.  
Mudança no itinerário dos executivos
A partir deste sábado (3) pelo menos 15 linhas executivas das empresas Canasvieiras, Insular, Emflotur e Estrela terão que alterar, em parte, o itinerário. Como são circulares, muitas delas passam por ruas estreitas do Centro que serão excluídas do roteiro em razão do novo trajeto de chegada e partida dos ônibus.
Um exemplo são as linhas executivas da empresa Canasvieiras. Elas não passarão mais pelas ruas Felipe Schmidt e Tenente Silveira, mas sim, pelas praças XV de Novembro,   Fernando Machado e parte da avenida Paulo Fontes.
Todas as mudanças, linha por linha, podem ser consultadas no site das empresas.
Confira:
www.canasvieirastc.com.br
www.tcestrela.com.br
www.insulartc.com.br
www.transoltc.com.br
www.emflotur.com.br
Publicado em 03/09-07:02 por:
Aline Rebequi. Atualizado em 04/09-19:52

Nenhum comentário:

Postar um comentário