terça-feira, 23 de agosto de 2011

Chuvas voltam a prejudicar região e população angustiada deseja solução urgente

 Notícias

11.08.2011 | 
Chuvas voltam a prejudicar região e população angustiada deseja solução urgente


Neste começo de agosto as fortes chuvas voltaram a causar prejuízos na região da grande Florianópolis. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social de São José as chuvas ultrapassaram os 100m causando alagamentos em diversas localidades.

As discussões sobre o tema também voltaram a ser discutidas na Câmara Municipal de São José. “E as chuvas vieram novamente” manifestou na tribuna o vereador Moacir da Silva (PMDB) sobre a pertinência de realizar reflexões sobre os prejuízos causados pelas chuvas. “Fomos chamados esta semana por algumas pessoas que sofrem com as enchentes todos os anos, notadamente mais a periferia e reiteradamente sempre nas mesmas situações”.

Segundo Moacir são angústias das mesmas pessoas que já sofreram com as chuvas em 2010 e continuam sofrendo com a expectativa do que foi encaminhado pelo Governo Federal que aceitou o pedido do município e aprovou o repasse de 19 milhões para a recuperação daquilo que foi prejudicado nas enchentes.

“Fomos chamados na região do Sertão do Maruim. As pessoas estão em pânico, pois o rio está alcançando as casas. Esta situação foi ocasionada por uma ação pública incorreta no passado que desviou o curso do rio em poucos metros e construiu uma ponte em cima de uma laje de pedra fazendo assim o Rio fazer uma curva para passar por baixo dessa laje. Resultado: a transferência do curso do rio provocou uma ação de força da natureza que começou a invadir os terrenos. Aliado a isto, presenciamos naquela área um volume de lixo assustador, sendo necessário uma campanha urgente de conscientização da população - e para isto chamo a atenção da Fundação Municipal do Meio Ambiente que é quem deveria estar fazendo isto. Não adianta somente nossa fala aqui na Tribuna é preciso fazer a campanha aliado ao monitoramento do rio”, desabafou o vereador Moacir.

Próximo ao rio no Sertão do Maruim foi colocada uma placa anunciando que as obras foram iniciadas em 21 de fevereiro de 2011 e finalizadas em 22 de maio de 2011, de acordo com Moacir a placa foi colocada apenas no mês de julho: “não há obras e já foram concluídas? É lógico que a população iria jogar a placa no lixo. Isto é um tremendo desrespeito com a população". 

De acordo com o vereador Moacir da Silva (PMDB) foi encaminhado no relatório da Defesa Civil, que foi para Brasília pedindo os 19 milhões, uma série de ações. Este plano foi substituído por outras ações: “acho que ainda é tempo de corrigir e fazer aquilo que efetivamente a população precisa, pois se não todos os anos estaremos aqui falando dos mesmos assuntos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário