quinta-feira, 26 de julho de 2012



Prefeito de São José debate com comunidade projeto para prevenir inundações
 
Foto: Laureci Cordeiro

Controlar e minimizar as conseqüências provocadas pelas chuvas nas áreas do Rio Forquilhas e Rio Maruim são grandes desafios a serem resolvidos pela Prefeitura de São José nos próximos meses.
O projeto elaborado pela Secretaria Executiva de Projetos Especiais para prevenção contra cheias do Rio Forquilhas foi apresentado à comunidade na noite de quinta-feira (15). “Tenho bastante experiência com obras de contenção. Trabalhei no projeto do município de Tubarão, que foi a maior enchente que já se teve notícia no estado, chefiando estudos e execução durante quatro anos. Aqui em São José o problema é menor e conseguiremos executar em até 12 meses as obras necessárias para diminuir os riscos de estragos
provocadas pelas chuvas”, afirma o engenheiro e Secretário Executivo de Projetos Especiais, Aurélio Remor. Além do Prefeito Djalma Berger, fizeram parte da mesa o Secretário de Projetos Especiais,
Aurélio Remor; Promotor de Justiça do Meio Ambiente, Raul dos Santos Neto; gerente de projetos da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Marcelo Santana; chefe da Casan, Mauri Bastos; Vereador e Secretário de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus; Presidente da Associação Comunitária Pinheiros (ACOP), Gilberto Santos e Vice-presidente da ACOP, Dalmiro Livramento.
O projeto de prevenção contra cheias do Rio Forquilhas prevê a ampliação em 3 vezes da calha do rio em ambos os lados dentro da faixa de domínio, no trecho que compreende a Rua Antônio Jovita Duarte até o Rio Maruim e construir bacias para o retardo das cheias. “A calha principal do rio será alargada para 43 m de largura e acrescido de uma segunda calha livre entre as margens, propiciando otimizar ao máximo as vazões quando ocorrerem chuvas intensas”, explica o Secretário Aurélio Remor. Em seu discurso, o Prefeito Djalma Berger enfatizou a importância do projeto: “Contaremos com recursos externos, mas enquanto não conseguimos, iniciaremos as obras com recursos próprios.
É evidente que possa ocorrer uma ação mais grave da natureza, com uma junção de eventos climáticos, mas estaremos trabalhando no aprimoramento deste projeto para que se alcance uma solução bem próxima da extinção de enchentes nesta região. Este é um projeto simples, fácil e rápido de ser aplicado, porém é passível de sugestões para melhorias.

“Precisaremos do apoio do Ministério Público, da Vara da Fazenda e principalmente da comunidade para debater, acelerar e avaliar as obras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário