terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Asteroide do tamanho de um ônibus passou perto da Terra na sexta-feira (27)

Asteroide do tamanho de um ônibus passou perto da Terra na sexta-feira (27)

Nasa havia anunciado a passagem do objeto, que só foi detectado na quarta-feira (25), e esteve a 60 mil quilômetros do planeta

Um asteroide do tamanho aproximado de um ônibus passou muito perto da Terra nesta sexta-feira (27) como previsto, sendo um dos objetos espaciais a ficar mais perto de nosso planeta.
O asteroide, chamado 2012 BX34 e que mede de seis a 19 metros de diâmetro não era conhecido até que foi distinguido por um telescópio no Arizona na quarta-feira (25), disse Gareth Williams, diretor-adjunto da base americana Minor Planet Center que rastreia objetos espaciais.
O objeto passou a cerca de 60.000 km da Terra na sexta-feira (27) por volta das 13h de Brasília.  Segundo William, "passou muito perto". Ele acrescentou: "É um dos 20 objetos espaciais observados que estiveram mais perto da Terra."
A Nasa anunciou no Twitter na quinta-feira (26) que o asteroide "passaria sem perigo pela Terra em 27 de janeiro".
Williams explicou que como o asteroide era muito pequeno, só pôde ser detectado quando estava perto da Terra e que, apesar de ter sido uma surpresa, não foi nada fora do comum. "Passou a um sexto da distância da Lua. No último ano, detectamos 30 objetos que foram observados na órbita da Lua."
R7 Publicado em 28/01-16:26 por: Ludmila Souza.
Atualizado em 31/01-09:19

Nenhum comentário:

Postar um comentário