segunda-feira, 10 de maio de 2010

informe do concidades

Lummertz toma posse como presidente do Concidades durante abertura da 4ª Conferência Estadual das Cidades
07 de Mai de 2010 - 21h58min
O secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Lummertz, assumiu, nesta sexta-feira (10), a presidência do Conselho Estadual das Cidades (Concidades/SC).A posse foi transferida pelo diretor de Desenvolvimento das Cidades, Jorge Squera, durante a solenidade de abertura da 4ª Conferência Estadual das Cidades, que vai até este sábado (8), no Centro Multiuso de São José.

Na ocasião, Lummertz ressaltou a importância do planejamento e da distribuição mais desconcentrada de recursos no desenvolvimento urbano.“Precisamos lutar pela descentralização de recursos para que as cidades possam se desenvolver de modo mais homogêneo”, declarou o secretário.

Na solenidade de abertura da 4ª Conferência Estadual das Cidades, estiveram presentes a secretária regional da Grande Florianópolis, Adeliana Dal Pont, que representou o governador Leonel Pavan; o deputado Décio Góes, representando o presidente da Assembléia Legislativa, Gelson Merísio; o deputado Dionei Walter da Silva representando a senadora Ideli Salvatti; o diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Flávio Bernardes; representantes da Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina(Famesc), demais autoridades e representantes de organizações sociais.

A secretária regional Adeliana Dal Pont mencionou a importância do Conselho Estadual das Cidades na execução da política urbana estadual de modo participativo e democrático. O Concidades foi instalado em agosto de 2009, e presidido por Dal Pont, quando ocupava o cargo de diretora geral da Secretaria do Planejamento.

O deputado Décio Góes destacou o evento como uma iniciativa que contribui para a construção da democracia participativa. Também atribuiu grande responsabilidade às ações de planejamento no desenvolvimento urbano e social, e atentou para o fato de que há muitos municípios cujas gestões não contemplam planos diretores participativos.

Nesta sexta-feira (7), foram formados grupos de trabalho, divididos em quatro eixos temáticos, que iniciaram discussões em temas como a implementação de Conselhos das Cidades, a aplicação do Estatuto da Cidade e dos Planos Diretores, mobilidade e acessibilidade urbana. Os eixos temáticos da Conferência são apresentados por palestrantes da sociedade civil e do poder público.

Neste sábado (8), haverá a consolidação das propostas dos grupos de trabalho e serão eleitos os 58 delegados que defenderão suas propostas na 4ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada no período de 19 a 23 de junho em Brasília.

A 4ª Conferência Estadual das Cidades tem como lema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social" e com o tema: "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano".

O evento analisará os resultados das conferências anteriores, identificando os avanços e os desafios, e abordará os problemas e dificuldades na implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU, segundo as propostas feitas nas etapas regionais e municipais, que foram concluídas em dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário