sexta-feira, 3 de setembro de 2010

24/08/2010
Vereador Edio Vieira propõe educação ambiental em São José
Vereador Edio Vieira propõe educação ambiental em São José

“Proponho a esta Câmara de Vereadores criar um programa de educação ambiental específico para São José, através de uma comissão para iniciar um processo de debate”, sugeriu o Vereador Edio Vieira (PSDB).

Reciclagem de lixo, tratamento de esgoto e questões referentes às áreas verdes são os temas envolvendo as propostas do parlamentar, citados na Sessão Ordinária da última segunda-feira (23) no Centro Educacional Municipal Prof. Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão).

Segundo Edio ninguém defende aquilo que não conhece: “lixo é dinheiro, hoje é riqueza. O índice de crianças com problemas de vermes e na pele, além dos gastos com a saúde é algo impressionante. Está na hora de São José e os vereadores conversarem com os moradores através de debates sobre educação ambiental. Um exemplo é a separação do lixo, pois ninguém obedece a divisão dos recipientes, ou seja, o lixo é todo misturado”.



Reciclando o Lixo

Na tribuna o vereador Adriano de Brito (PR) abordou sobre a falta de participação da comunidade em algumas ações do governo: “os dias que o caminhão da coleta seletiva de lixo passa por Campinas e Kobrasol foi ampliado, mas mesmo assim ele raramente precisa parar, ou seja, as pessoas não fazem a separação do lixo em casa, então há pouco lixo reciclado para ser recolhido. A comunidade ainda não vestiu esta camisa ou não caiu a ficha da importância de separar o lixo e dar um destino certo a ele”.

Atualmente a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. Só no Brasil são jogados fora todos os dias, cerca de 228.000 toneladas de lixo, um desperdício de milhões de dólares. Atualmente 99% do lixo produzido pode ser reciclado. Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico e além de preservar o meio ambiente também gera riquezas.

“Eu peço a comunidade para aderir a esta campanha que é a separação correta do lixo”, aconselhou o vereador Adriano de Brito.



Tratamento de Esgoto

A Lagoa de Estabilização de São José está programada para atender 180 mil pessoas. Atualmente atende 65 mil. De acordo com o vereador Edio Vieira com as novas redes de esgoto que estão sendo instaladas em São José, patrocinada pelo Governo Federal, se 200 mil pessoas tiverem esgoto na rede a Lagoa de Estabilização vai estourar: “está na hora de todos os empreendimentos terem uma estação de tratamento própria”.

Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final. A Estação (Lagoa de Estabilização) de Forquilhinhas em São José foi implantada em 1990 e a CASAN coordena o planejamento e executa, opera e explora este serviço de esgoto e abastecimento de água potável, bem como realiza as obras de saneamento básico, em convênio com o município.

“Tudo é responsabilidade nossa. Este conjunto de medidas deve partir de um projeto de educação ambiental na cidade – assim vamos gerar renda, e acima de tudo saúde e qualidade de vida para nossa cidade. Acho a discussão deste trabalho muito importante, pois precisamos cuidar da nossa cidade a partir da nossa casa”, recomendou Edio Vieira.



De Olho no óleo

Um grande problema ambiental, também lembrado pelo Vereador Edio, é a questão do óleo de uso doméstico, e que também é de responsabilidade da comunidade, ou seja, das pessoas.

Segundo informações do Vereador Clonny Capistrano (PMDB), a Fundação do Meio Ambiente trabalha a questão do óleo através do programa “De Olho no Óleo”, em que são fiscalizados restaurantes, postos de gasolina, casas que desenvolvem produção de alimentos, porém ainda falta o trabalho de conscientização com os moradores da cidade: “para onde está indo todo este óleo utilizado nas residências? Realmente é de extrema importância esta conscientização”.

O descarte incorreto do óleo gera prejuízos para o meio ambiente. Um litro de óleo contamina mais de um milhão de litros de água – informou Edio Vieira: “a CASAN deveria ter um programa de coleta deste produto e ser abatido na conta da água”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário