domingo, 19 de agosto de 2012

Banco de desenvolvimento do Brics vai financiar desenvolvimento sustentável

17/08/2012 14:44 - Portal Brasil

Proposta será apresentada aos presidentes de países do grupo em cúpula em 2013, na África do Sul

O principal tema da próxima cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul), a ser realizada na África do Sul, em 2013, será a criação de um banco de desenvolvimento, já apelidado de Banco do Brics. Um grupo de trabalho formado por técnicos dos cinco países se reuniu na quarta (15) e quinta-feira (16) no Rio de Janeiro, e chegaram ao consenso de que infraestrutura e desenvolvimento sustentável devem ser o foco principal da futura instituição.
O grupo de trabalho foi criado na cúpula deste ano, na Índia. Um relatório sobre a viabilidade do banco multilateral será levada aos chefes de governo dos países do bloco econômico no ano que vem. Caso o projeto seja aprovado, terá início a segunda etapa de negociação do convênio.
Proposto pela Índia este ano, o banco funcionará como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dos países em desenvolvimento, fazendo empréstimos principalmente para as áreas de infraestrutura, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.
Durante o encontro no Rio esta semana, o primeiro presencial, foram discutidas propostas preliminares como mandato, países-alvo dos empréstimos, membros e fonte de recursos. Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Carlos Márcio Bicalho Cozendey, os países têm consenso sobre a possibilidade de participação de outras nações nesse novo instrumento financeiro, e o capital deve ser alimentado por recursos de cada país.
Para o secretário brasileiro, a nova ferramenta poderá ser de grande valia em momentos de crise, como a atual. “Os países do Brics hoje têm uma posição bastante sólida na economia mundial, comparativamente com as dificuldades que estão ocorrendo. É o momento de você aproveitar para criar instrumentos que podem ser acionados em momentos de crise. Quando os mercados privados se retraem, há uma procura maior  dos financiamentos  das instituições multilaterais, e elas, geralmente, se preparam para isso”.
O grupo de trabalho do Brics pretende aproveitar a próxima reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird), marcada para outubro, no Japão, para  discutir de maneira mais profunda os temas de consenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário