sábado, 2 de julho de 2011

Angela Albino defende mudanças no regime de concessão do transporte coletivo


   
30/06/2011 - 17h45min
Dos Gabinetes - Angela Albino defende mudanças no regime de concessão do transporte coletivo
Durante o seminário que debateu propostas de políticas públicas para melhorar a mobilidade urbana na região da Grande Florianópolis, realizado na tarde desta quinta-feira na Assembléia Legislativa, a deputada Angela Albino (PCdoB) destacou estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas (Ipea), que indica que a cada R$ 1 concedido de subsídio ao transporte público são concedidos R$ 12 de subsídio para o transporte individual.
Na avaliação da deputada, que coordenou o seminário, “o incentivo ao transporte coletivo é parte fundamental para resolução dos problemas da mobilidade urbana não apenas na região de Florianópolis, mas em todas as grandes cidades catarinenses”.
Angela Albino também alertou para a necessidade mudanças no atual sistema de concessão do sistema de transporte:
“O regime de concessão está na origem da maior parte dos problemas do transporte coletivo. Resumidamente, ele joga um direito social nas garras do mercado, retirando a responsabilidade política do Estado na efetivação de direitos e garantias fundamentais”, afirmou a deputada.
Na avaliação de Angela, “além de direito social, o incentivo ao transporte coletivo é parte fundamental da resolução dos problemas de mobilidade urbana”.
“Um transporte coletivo eficiente e barato, competitivo ao transporte individual, tende a diminuir o trânsito caótico que aflige nossas cidades, garantindo fluxo regular das pessoas e mercadorias, e assim o desenvolvimento econômico e humano”, concluiu a deputada.
O seminário contou com a presença do ex-secretário municipal de Transporte de São Paulo, Lúcio Gregori, que falou da experiência da implantação do programa Tarifa Zero na capital paulista.
Na foto, a deputada conversa com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Florianópolis (Setuf), Waldir Gomes da Silva, que também participou do seminário.
Assessoria de imprensa
(48) 3221 - 2686

Nenhum comentário:

Postar um comentário